Foram 140 anos de excelência em serviços em mármores e granitos
No ano de 1879 Bortolo Vardânega, artesão italiano da cidade de Treviso – região do Vêneto – aportou aqui com a família trazendo seus conhecimentos do ofício. Foi assim que nasceu a Marmoraria Vardânega.
Sob o título de “Grande Officina de Mármore”, a empresa teve sua primeira sede na Rua das Flores, 84, esquina com a Rua da Assembléia. Já no ano seguinte, em 1880, mudou-se para a Rua do Cemitério, atual Praça Garibaldi.
Nesta época, todo o trabalho era manual. Não haviam máquinas para beneficiamento, e quase todo o serviço era realizado em mármore de Carrara, importado da Itália. Também eram feitos os famosos ladrilhos hidráulicos de cimento, que até hoje podem ser vistos nos pisos de muitas igrejas de Curitiba.
Em seguida a empresa mudou-se para a Rua do Rosário, no centro histórico de Curitiba, aonde prosperou durante muitos anos.
Na início da década de 70 mudou-se para o bairro da Água Verde, em frente ao cemitério. Já em 1993 a produção mudou-se para o município de Araucária (foto abaixo) em amplas e modernas instalações. O show-room continuou na Água Verde até o final do ano de 2018, e a partir de 2019 a empresa unificou toda sua operação em Araucária.
E em outubro de 2022, após 140 anos de existência, chega ao fim nossa jornada, certos de termos participado com nosso trabalho da história de muitas gerações de paranaenses. Nosso muito obrigado a todos !